Na Aldeia do Xisto da Figueira, concelho de Proença-a-Nova, são várias as iguarias criadas a partir da cabra. Foi a pensar nesses elementos que os chefes Lúcia Matias e Rodrigo Castelo criaram o Menu Espírito do Lugar do restaurante Ti Augusta.
Do leite, fizeram o queijo fresco caseiro para a entrada e, da carne, nasceu o pastel de afogado da boda com a mítica salada de almeirão da Lúcia. Pensando integralmente na cabra, Rodrigo Castelo imaginou a sopa dos pés à cabeça, aproveitando tudo o que o animal proporciona.
O estonado de leite à maneira do cochinilha de Segóvia, Espanha, tradicionalmente cortado ao vivo com uma pedra de xisto, é o prato principal.
Para sobremesa, uma inspiração vinda de uma aldeia vizinha: bolo finto com medronhos e limão locais. Da carta gastronómica do restaurante constam ainda iguarias como o maranho, o plangaio e o pão cozido no forno a lenha da Figueira.
O Ti'Augusta mantém a aposta na preservação dos hábitos e tradições da Figueira, vincando os sabores e transformando um simples prato num verdadeiro manjar.
RNAL n.º 10044/AL