O Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços de Figueiró dos Vinhos recebe a 15.ª edição da já tradicional Feira de Doçaria Conventual, nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.
A edição de 2020 não terá a habitual programação cultural das edições anteriores, devido a situação de pandemia provocada pela doença COVID-19. A XV Feira de Doçaria Conventual restringir-se-á, por este motivo, ao certame que lhe dá nome e à presença de música ambiente proporcionada pelos músicos figueiroenses, Nuno Sá e João Gil, numa prestação integrada no projeto “Região de Leiria – Rede Cultural”, promovido pela CIMRL - Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, cofinanciado pela UE através do CENTRO 2020 no âmbito do Eixo 7 “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios” (CONSERVAR).
A XV Feira de Doçaria Conventual funciona das 11h00 às 19h00 no dia 31 e das 10h00 às 19h00 no dia 1.
A tradição dos doces conventuais de Figueiró dos Vinhos remonta a meados do séc. XVI, mais propriamente a 1540, aquando da fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Consolação, vulgo Mosteiro de Santa Clara de Figueiró dos Vinhos, e da vinda de freiras doceiras, sobretudo oriundas do Convento de Santa Clara de Coimbra. Nos dias de hoje, poucos são os vestígios dos dois mosteiros figueiroenses, permanecendo apenas, como lembrança desta era, a conhecida Fonte das Freiras e parte do edificado do Convento de Nossa Senhora do Carmo dos Carmelitas Descalços, fundado em 1598.
Planeie toda a sua estadia através dos links ao lado. Consulte outras opções no Bookinxisto.