João Firmino e Joana Espadinha são os protagonistas do espetáculo integrado no XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019 que decorre na Aldeia do Xisto do Gondramaz, no concelho de Miranda do Corvo, a 24 de agosto.
Integrado no XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019, o concerto reúne dois nomes promissores do panorama musical português.
Os seus caminhos cruzaram-se há muito e a sua cumplicidade tem vindo a ser forjada em projetos partilhados há mais de uma década. Primeiro na área do Jazz e, hoje em dia, movendo-se livremente por territórios da música pop, os nomes de João Firmino e Joana Espadinha tornaram-se reconhecidos do grande público. Neste concerto, aceitaram o nosso desafio para atuar em duo, realçando o seu trabalho instrumental e vocal de excelência.
João Firmino começou a estudar guitarra no Conservatório de Coimbra. Em 2004, ingressou na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e, em 2010, termina o Conservatório de Amsterdão. É nessa altura que regressa a Portugal, lançando “A Bolha”, o seu primeiro álbum, no ano seguinte. Em 2012, funda, com o saxofonista Desidério Lázaro, a editora online independente Sintoma Records, através da qual lança, já em 2013, o segundo álbum, “A casa da Árvore”. Pelo caminho, tem abraçado diversas colaborações, sendo que merece destaque o projeto que encabeça, intitulado Cassete Pirata (onde também encontramos Joana Espadinha).
Joana Espadinha trilhou um percurso muito similar ao de Firmino, tendo igualmente passado pela Escola do Hot Clube de Portugal, rumando posteriormente para o Conservatório de Amsterdão onde se licenciou em Jazz. Em 2014, lançou o seu primeiro disco, “Avesso”. Nesta sua estreia, e embora o jazz tenha um papel central, sentimos já a presença de outras sonoridades, prefigurando o caminho que se viria a consubstanciar, quatro anos mais tarde, com o disco "O Material Tem Sempre Razão". Este disco teve uma recepção entusiástica e, a par da sua participação em bandas como os "Cassete Pirata" e "The Happy Mess" tornaram a sua voz uma das mais distintivas da nova cena musical portuguesa.
Promovido pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JAAC- Jazz ao Centro Clube, o XJazz volta a trazer nomes incontornáveis do Jazz nacional e mundial, fomentando encontros inusitados entre músicos de diferentes latitudes e gerações.
Consulte os links ao lado para planear a sua estadia. Outras opções disponíveis em bookinxisto.com.