William Parker, Hamid Drake, Luís Vicente, John Dikeman, Maria Vilanueva, Vânia Couto, Sandra Pérez, Yoshida Carvalho, Lucas de Centi, Valente Maio, Luís Antero e Susana China & Guilherme Pinto. É assim o cartaz do XJazz- Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto 2019.
Desde 2012, a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e o JAAC- Jazz ao Centro Clube têm vindo a renovar o convite a artistas nacionais e estrangeiros para um período de imersão na realidade das aldeias, através de residências artísticas e concertos, cruzando identidade cultural, paisagens e as artes sonoras.
Se o espírito cosmopolita e de abertura das Aldeias ao Mundo continuam a ser uma característica fundamental, estando bem patente na abertura da temporada de 2019 com o concerto que junta os norte-americanos William Parker, Hamid Drake e John Dikeman (este último baseado em Amesterdão) e o trompetista português Luís Vicente, a corrente temporada abraça uma forte e assumida dimensão local, quer através do início das experimentações artísticas em torno do projeto Xisto Sonoro – Paisagens Sonoras das Aldeias do Xisto, do paisagista sonoro Luís Antero, quer pela residência artística de criação e gravação protagonizada por Vânia Couto e Maria Villanueva.
A oitava temporada destes Encontros nas Aldeias do Xisto reafirma a intenção de apresentar um programa artístico verdadeiramente enraizado no contexto e cultura dos lugares, beneficiando do seu contexto social e ambiental para momentos únicos de criação, fruição e partilha. A este propósito, vale a pena recordar que, ao longo dos últimos anos, as Aldeias do Xisto receberam perto de 40 concertos e 6 residências artísticas. No âmbito das residências artísticas foram editados 3 discos: “Guitolão”, de Carlos Barretto e António Eustáquio, “Xisto” do quinteto com Marcelo dos Reis, Angélica Salvi, Nuno Torres, Miguel Carvalhais e João Pais Filipe (ambos gravados na Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã) e o disco homónimo dos Slow is Possible (gravado em Fajão, Pampilhosa da Serra). No prelo está o trabalho discográfico a solo (percussão e eletrónica) de Pedro Melo Alves, gravado em 2018, em Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital).
O XJazz continua, assim, a explorar a abertura deste território a contextos de criação e fruição artísticas, contribuindo para reforçar os atributos e valores das Aldeias do Xisto enquanto marca acolhedora da experimentação, da inovação e ponto de interseção daquilo que une os homens a si mesmos, aos lugares, à arte e à natureza.
PROGRAMA
- Quarteto
William Parker – contrabaixo
Hamid Drake – percussão
Luís Vicente – trompete
John Dikeman – saxofone
Aldeia do Xisto de Fajão, Pampilhosa da Serra
20 de julho - Residência de criação de Maria Vilanueva e Vânia Couto, com Sandra Pérez, Yoshida Carvalho e Lucas de Centi
Aldeia do Xisto da Barroca, Fundão
23 de julho a 6 de agosto
Apresentação pública a 4 de agosto | Casa Grande | 19h00 - Valente Maio
Manuel Maio - Violino
José Valente - Viola d’Arco
Aldeia do Xisto do Gondramaz, Miranda do Corvo
24 de agosto | 21h30 - Xisto Sonoro, de Luís Antero
Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, Fundão
25 de outubro | 21h30 - Susana China & Guilherme Pinto
Aldeia do Xisto da Cerdeira, Lousã, inserido na iniciativa De Mestres e Chefs
26 de outubro | 21h30
Não faltarão por isso motivos para que se junte a nós. Planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com.