Um Ciclo de Jazz que visa criar uma matriz de identificação do espaço com a fruição e criação musical, com natural ênfase para o jazz e músicas com ele relacionadas, aliando-o aos valores endógenos do território: natureza, desporto outdoor, tradição, património, gastronomia, lazer e alojamento rural.
Desde maio de 2012, este ciclo tem promovido um conjunto de iniciativas com a participação de artistas nacionais e internacionais de áreas tão distintas como a música, o vídeo, a ilustração e banda desenhada e a fotografia, abrangendo uma parcela substancial do território da Rede das Aldeias do Xisto.
Do histórico do XJAZZ fazem parte concertos com nomes como o contrabaixista Ingebrigt Haker Flaten, a cantora Vânia Fernandes em duo com o pianista Júlio Resende, a multicultural Tora Tora Big Band, o trio liderado pelo trompetista Luís Vicente, o duo dos nova-iorquinos Daniel Levin e Rob Brown, os OGRE de Maria João, os Couple Coffe, José Peixoto e António Quintino, Kátia Sá e João Camões.
No entanto, são as residências artísticas que têm vindo a constituir os pontos altos da programação do XJAZZ. Assim aconteceu com a residência artística dirigida pelo saxofonista britânico Evan Parker, realizada em Agosto de 2012, em Pedrogão Pequeno (concelho da Sertã) e onde participaram de 17 proeminentes músicos portugueses. Já em 2013, a aldeia da Cerdeira (concelho da Lousã), recebeu o projecto Pedra Contida, para o qual o guitarrista Marcelo dos Reis convidou quatro excepcionais jovens musicos da cena actual: a harpista Angélica Salvi, o percussionista João Pais Filipe, o saxofonista Nuno Torres e a electrónica de Miguel Carvalhais.
Importa referir que este projecto mereceu o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, bem como o reconhecimento de algumas individualidades do mundo da música: o músico, compositor e ensaísta, António Pinho Vargas; o músico, compositor e programador da área da música e das artes do som de Coimbra Capital Nacional da Cultura, 2003, Carlos Alberto Augusto; o ensaísta, crítico de música, co-curador da associação Granular e editor da revista jazz.pt, Rui Eduardo Paes e o crítico de várias publicações internacionais e director da publicação online Point of Departure, Bill Shoemaker .
O XJAZZ – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto é um evento promovido pelo JACC – Jazz ao Centro Clube e pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.
Parta à descoberta de novas sonoridades.