A Aldeia do Xisto de Gondramaz volta a ser palco de música com mais uma edição do ciclo XJazz - Encontros do Jazz nas Aldeias do Xisto, nos dias 22 e 23 de agosto.
Este ano, a convite do Município de Miranda do Corvo, o evento ganha um novo formato: dois dias consecutivos de programação que aliam concertos a atividades de mediação para diferentes públicos. Uma iniciativa promovida pelo município, em colaboração com a JAC - Jazz ao Centro Clube.
Os Serões do Gondramaz arrancam no dia 22, às 21h30, com um concerto do conceituado vibrafonista Jeffery Davis, que cruza música erudita afirmando uma sonoridade singular onde o vibrafone assume o papel central. Verdadeiro "escultor sonoro", Jeffery Davis apresenta oficialmente neste espetáculo o álbum ALLOY Vol. I – Standards.
Os encontros seguem no dia 23 às 11h00 com um Passeio Sonoro guiado por Luís Antero. O especialista na recolha e documentação do património acústico nacional faz uma viagem sensorial pela aldeia e pela envolvente florestal. A atividade carece de inscrição obrigatória, num máximo de 9 participantes.
Mais tarde, às 18h00, Luís Antero junta-se ao contrabaixista Miguel Calhaz para um "Soundscape Jazz", onde se cruzam paisagens sonoras e improvisação jazzística, criando composições irrepetíveis que dão nova vida ao património imaterial.
O programa termina às 21h30 com "Lírio-do-Vale", o quarteto formado por João Mortágua (saxofone), Andreia Santos, Miguel Calhaz e Luísa Vieira. Nascido em 2024, o projeto de estética chamber jazz, inspira-se no diálogo entre o homem e a natureza, traduzindo em música a beleza contemplativa do lírio-do-vale, símbolo de harmonia entre a vida, a terra e o mar.
Não perca a oportunidade de conhecer ao vivo nomes vibrantes do Jazz e deixar-se envolver pela sua arte. Deixe-se envolver também pelo território aproveitando para uma estadia prolongada. Sugestões e reservas em bookinxisto.com


































































