Trata-se de um projeto de índole artística e de animação sociocultural, que cruza a tecnologia de uso comum (telemóveis, computadores pessoais e Internet), as artes performativas e as estórias pessoais dos habitantes das aldeias.
A criação do evento consiste em desenvolver as estórias contadas pelos habitantes das aldeias, pertencentes à tradição oral e adaptá-las aos meios digitais. Nesta performance questiona-se sobretudo aquilo que nos é desconhecido. Às estórias de lobos e de bruxas junta-se o inquietante "bramar" das torres eólicas e as quebras de rede dos telemóveis, e, mesmo andando em caminhos de terra batida, anuncia-se uma vida urbana, ali mesmo ao lado numa página do facebook.
Parte da performance será transmitida, em tempo real, através da Internet, para o espaço da Associação Salamandra Dourada, Azinhaga da Cidade, na Ameixoeira - junto à saída do metro da Ameixoeira (Linha Amarela).
Este projeto é financiado pela ADXTUR - Aldeias do Xisto e apoiado por Associação Salamandra Dourada, Lousitânea e Câmara Municipal de Góis.
Informações:
A fim de preservar as características naturais e culturais dos lugares das aldeias, e de envolver os participantes numa experiência única, a experiência do XISTÓRIAS começa antes da chegada às Aldeias, a partir de um dos dois pontos de encontro marcados para o evento.
Ponto de Encontro em Coimbra Hora: 13.30h
Locais:
a) Terminal da Rede Expresso, na Av. Fernão de Magalhães. ou
b) Beira Rio, na zona das paragens de autocarro, junto ao quisoque verde ao pé do rio.
Hora de regresso no Sábado, 23 de Novembro: Saída das
aldeias pelas 19.15h. Chegada a Coimbra pelas 20.30h
Hora de regresso no Domingo, 24 de Novembro: Saída de Góis às 16h. Chegada a Coimbra pelas 17h
Ponto de Encontro em Góis
Hora: 13.30h
Local: Casa da Cultura de Góis
Hora de regresso: Saída das aldeias pelas 19.15h. Chegada a Góis pelas 19.45h