"Vendo para crer, revendo para criar" é o tema do workshop de fotografia que decorre de 15 a 21 de julho, na Aldeia do Xisto da Barroca. O curso, orientado pelo fotógrafo brasileiro Rodrigo Braga e pelo artista visual Carlos Casteleira, no âmbito do PES - Projeto Entre Serras, reforça o papel das Aldeias do Xisto como laboratório vivo que promove a inovação e a imersão para a criação de experiências e aprendizagem conjunta.
Em parceria com o Jornal do Fundão, as Aldeias do Xisto oferecem 4 inscrições a estudantes dos cursos de ensino superior nas áreas de arte e comunicação da Beira Interior. Para ganhar, basta enviar um email para redaccao@jornaldofundao.pt com CC para o email marketing@aldeiasdoxisto.pt. Os quatro primeiros ganham uma inscrição gratuita, com alojamento no Solar Vicente, localizado na Barroca, pequeno-almoço e almoço.
O rio Zêzere e o seu contexto ecológico, biológico (animal e vegetal), mineral, histórico e pré-histórico, social ou mesmo tecnológico são os elementos centrais desta experiência que vai colocar os alunos em sintonia com o território que os rodeia.
Ao longo dos 7 dias de curso, os participantes são desafiados a explorar várias dialéticas associadas à fotografia: objetividade e subjetividade, observação e criação, representação e autoria, geração de uma imagem fotográfica consciente.
A experiência culmina com a publicação de um catálogo e apresentação dos trabalhos na exposição do PES 2019, na Denison University, em Ohio, Estados Unidos da América, em setembro e outubro.
PROGRAMA
15 de julho
- Palestra aberta de Rodrigo Braga - Entrada livre
16 de julho
- Breve apresentação de professores e alunos
- Exposição teórica de conceitos
- Troca de relatos sobre experiências práticas em fotografia e vídeo
- Debate sobre perguntas chave que serão feitas pelos professores
- Apresentação de imagens sobre princípios fotográficos
- Citação de casos da história da arte e da fotografia no século XIX
17 de julho
- Século XX: A popularização da imagem técnica e seus efeitos na arte e na vida cotidiana
- Distinção entre “fotógrafo caçador” de imagens e “fotógrafo agricultor”
- Indução consciente de uma fotografia utilizando recursos de pré-produção
18 de julho
- A “imagem ao redor”: da paisagem natural, às edificações, ao universo doméstico e/ou pessoal
- Pensar conscientemente o desenvolvimento de imagens a partir do que há disponível
- Estimular a fotografia criativa
- Atividade de campo monitorada
- Exercícios individuais ou em pequenos grupos
19 de julho
- Estímulo a recursos e expressões: uso de objetos; recursos naturais; autorretrato; performance/atuação para a câmara; edição de imagem; inclusão de fotografias de terceiros
- 19h00: Caminhada noturna em parceria com os Caminheiros da Gardunha
20 de julho
- 17h00: Apresentação das produções em projetor na Casa Grande da Barroca
-
Conversa coletiva para reconhecer linguagens, formatos e significados das fotografias
Informações adicionais
O curso destina-se aos interessados em fotografia, vídeo e artes plásticas. Tem uma carga horária total de 17h, das quais 15h são dedicadas a aulas teóricas e práticas. As restantes 2h são preenchidas com uma palestra aberta.
O preço é de 100€, com almoço incluído. Para habitantes das Aldeias e estudantes dos cursos de ensino superior nas áreas de arte e comunicação da Beira Interior, o preço é de 50€. As reservas, sem desconto, são efetuadas aqui. Para usufruir do desconto, é necessário contactar através do email bookinxisto@aldeiasdoxisto.pt ou, entre as 10h00 e as 17h00, do número 937 515 679.
Consulte os alojamentos e restaurantes existentes nas proximidades. Outras opções disponíveis em bookinxisto.com.
O PES- Projeto Entre Serras é um projeto pioneiro que visa criar uma Rota de Arte Contemporânea, agricultura e biodiversidade, entre as serras da Estrela, do Açor, da Gardunha, da Malcata/Mesas e da Gata.