Graças à existência da GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia, no concelho de Oleiros, correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português, uma das mais reputadas competições de ultra running em todo o mundo, o Trans Pangaean Challenge, vai ter uma das suas quatro provas em Portugal.
Na sua versão portuguesa, a prova vai receber a designação "The Crossroads" e compreende um total de 265 km distribuídos por seis etapas, ao longo de sete dias, percorrendo o território Geopark Naturtejo e da Serra da Estrela.
A terceira etapa, a festa final e a cerimónia de entrega dos prémios da prova portuguesa do Trans Pangaean Challenge - uma das mais reputadas de ultra trail em todo o mundo, vão ser em Oleiros. Recorde-se que esta é a segunda prova de um desafio composto por 4 provas, num total de 1000 km. Depois do Canadá (em 2014) e de Portugal (em 2015), o desafio parte depois para a Gronelândia e Noruega, terminando em 2016.
Com a chancela da Land's End Expedition Racing, esta competição consiste num conjunto de quatro provas de endurance em autonomia realizadas em torno do International Appalachian Trail (IAT), no formato 250 km/7 dias, em etapas contínuas, num total de 1000 km.
A organização da competição é da responsabilidade de um grupo de ultra runners internacional com sede no Canadá, o Land's End Expedicion Racing, cujos membros pretendem vencer os desafios mais exigentes e têm corrido as provas mais desafiantes por todo o mundo.