De 31 de agosto a 30 de setembro, a Casa da Eira, no Talasnal, tem patente a exposição Rio Ceira da Nascente até à Foz, de Cláudia Santos - atriz, cantora e fotógrafa residente na Lousã. São vinte fotografias que percorrem paisagens emblemáticas do rio Ceira, pessoas, animais e elementos arquitetónicos que fazem parte da identidade deste território.
A mostra, integrada no projeto cultural Voz dos Avós da Nascente até à Foz, desenvolvido pela companhia Encerrado para Obras entre 2022 e 2023. Foram recolhidas memórias e testemunhos de cerca de 1.100 seniores dos sete concelhos atravessados pelo rio Ceira -Arganil, Pampilhosa da Serra, Góis, Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra. Histórias que inspiraram canções originais, um fonograma, um filme e outras criações artísticas apresentadas em itinerância.
A iniciativa é organizada pela Casa da Eira e pela ACTIVAR.
A escolha do mês de setembro para esta exposição reforça a ligação ao Dia Mundial dos Rios, que se assinala a 28 de setembro, sublinhando a importância da preservação da água doce e dos ecossistemas ribeirinhos.
Visitar esta exposição é também uma oportunidade para descobrir o Talasnal e as Aldeias do Xisto, desfrutar da gastronomia local, percorrer trilhos na serra da Lousã e viver de perto a hospitalidade das gentes da região. Planeie a sua estadia e outras experiências em bookinxisto.com
















































































