Este maduro maio é o mês em que a Universidade de Aveiro volta às aldeias, de 21 a 23. É o regresso do Project@X, desta feita sob o mote “Viagem à Luz das Estrelas”, em que os alunos do curso de Design se vão focar no céu noturno de forma holística: experiência, artefactos, comunicação e interação.
Project@X- “Viagem à Luz das Estrelas” começa, no dia 21 de maio, com uma residência na Aldeia do Xisto de Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra, onde serão lançadas as bases para o desenvolvimento de conceitos de design com os alunos da Licenciatura em Design do DeCA-UA – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. A imersão no contexto dos lugares, a relação próxima com a natureza e com as pessoas é a bússola para revitalizar o território a partir da sua singularidade cultural. O Project@X traz o laboratório para fora da sala de aula e junta pensamento, pedagogia, cultura e metodologia projetual do design ao desenvolvimento estratégico do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, para estimular em conjunto a preservação do céu noturno e a atividade turística.
Para Rui Simão, diretor executivo da ADXTUR, “este projeto materializa a cultura de intervenção das Aldeias do Xisto que, desde sempre, procura transformar debilidades em oportunidades, convocando o conhecimento para interagir com os recursos locais, projetar novos caminhos e mobilizar os parceiros e a sociedade para os aproveitar.”
Dark Sky Aldeias do Xisto – À Luz das Estrelas
O território das Aldeias do Xisto viu reconhecida a qualidade do seu céu pela Fundação Starlight, atribuindo-lhe a certificação Starlight Tourism Destination. A par das excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu, esta certificação atesta também o compromisso entre as entidades públicas, privadas e científicas, bem como a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos, amplificada pelo genuíno interesse da comunidade residente.
O Dark Sky Aldeias do Xisto é liderado pela ADXTUR, em parceria com a Associação Dark Sky Alqueva, e é financiando pelo Centro 2020 e Turismo de Portugal. Completam a rede de parceiros iniciais a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, o Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Esta súmula de fatores conforma um novo caminho para relação deste território com o céu, que extravasa a mera observação para se assumir como uma aposta estratégica que concilia o desenvolvimento turístico, a integração com o Sistema Científico e Tecnológico, a sustentabilidade social e ambiental, a capacitação das pessoas e o estímulo à economia.
Ao longo deste ano de 2021, principalmente nos meses de verão, este intenso programa irá cruzar-se com uma diversificada oferta artística, cultural e de lazer, ancorada no Calendário de Animação das Aldeias do Xisto.