A Câmara Municipal de Oleiros promove um passeio pedestre pelo Trilho Internacional dos Apalaches, também conhecido por Grande Rota Muradal-Pangeia (GR 38). A iniciativa, organizada pela Associação Clube Raia Ventura e com o apoio das Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de São Simão e das Associações Trilhos do Estreito e Os Cucos do Vilar Barroco, decorre no dia 13 de outubro.
Com dificuldade média/alta, o percurso de 12,7km, decorre entre o Estreito e Vilar Barroco. O Secretariado funciona na Junta de Freguesia Estreito-Vilar Barroco a partir das 08h00. A partida acontece às 09h00 no recinto de festas. Após 5,5km de caminhada, há paragem para o reforço alimentar, altura em que a companhia de teatro Viv’Arte protagoniza uma recriação histórica. Já no Vilar Barroco, os participantes têm à sua espera um almoço-convívio.
A participação tem um custo de 10€ por pessoa e, além do almoço, inclui brinde, reforço alimentar e transporte de regresso ao Estreito.
As inscrições estão abertas até 10 de outubro e podem ser efetuadas através dos seguintes contactos:
- Associação Clube Raia Aventura: 962 765 105
- Piscinas Municipais de Oleiros: 272 681 062
- Posto de Turismo de Oleiros: 272 707 339
- Junta de Freguesia Estreito-Vilar Barroco: 272 654 670
Desde março de 2015, Portugal tem um dos Trilhos Internacionais dos Apalaches, “o maior trilho de pegadas humanas do mundo”, visitado anualmente por 4 milhões de pessoas e considerado um dos ícones mundiais do pedestrianismo. Situado no continente americano, o IAT- International Apalachian Trail original tem 3.500km e atravessa a cordilheira montanhosa dos Apalaches, no sentido do seu comprimento, passando por 14 estados dos EUA.
O percurso português situa-se em Oleiros, na Serra do Muradal e consiste numa Grande Rota, com cerca de 37km. O seu nome Grande Rota Muradal-Pangeia, faz alusão à emblemática montanha quartzítica onde se desenvolve, mas também ao continente que existiu há 200 milhões de anos, e que reunia todos os continentes que existem atualmente e consequentemente, a região do Maciço Ibérico. Conhecida oficialmente, como GR 38 – Grande Rota Muradal Pangeia, “o trilho português dos Apalaches”consiste numa aproximação entre o continente americano e o europeu e é uma das maiores atrações turísticas da região.
Planeie toda a sua estadia através dos links ao lado. Consulte outras opções em bookinxisto.com.