O largo da Igreja Velha, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Fundão, recebe a segunda sessão do "Olhares da Terra", um ciclo de cinema itinerante que abre trilhos de diálogo e reflexão. "Casa, O Pão", de Helena Almeida e "O Linho é um Sonho", de Catarina Alves Costa, são os filmes a projetar, ao ar livre, no dia 16 de julho, pelas 21h00.
Foi precisamente em Janeiro de Cima que, entre 2011 e 2012, Helena Almeida, rodou "Casa, O Pão". Como o nome deixa antecipar, o filme coloca o pão no centro de uma comunidade, recriando-se um ritual de homenagem aos avós e ao seu saber antigo no fabrico manual. O rio Zêzere, a espaços cantado, vai pontuando as várias fases do processo.
Em "O Linho é um Sonho", feito em 2003 para o Museu Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, Catarina Alves Costa dá destaque a uma atividade que marca também as histórias desta aldeia: o fabrico artesanal do linho. Para este trabalho, semeou-se o linho e seguiu-se todo o processo, até ao tecido final.
A obra será contextualizada através de uma apresentação prévia, estando prevista a presença da realizadora. A comunidade é desafiada também a participar, discutindo o filme como forma de pensar o passado, o presente e o futuro das aldeias.
"Olhares da Terra" resulta de uma parceria entre a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Associação Luzlinar e o Cineclube da Guarda.
Planeie toda a sua estadia em bookinxisto.com.