“O Ouro Romano do Codes” é o tema do percurso interpretativo que a ZêzereTrek promove no dia 23 de fevereiro, na Lousa, Vila de Rei.
De acordo com os vestígios mais antigos que existem no concelho, os Celtas e os Romanos terão sido os primeiros habitantes da região de Vila de Rei.
A presença romana foi, contudo, a que mais se destacou pela exploração mineira, que desenvolveu durante quase um século na região.
Os espólios geológicos existentes na região de Vila de Rei, designados por Conheiras, são os vestígios da exploração mineira romana, particularmente junto à Ribeira de Codes.
Este percurso interpretativo da geologia, da flora e da fauna do concelho de Vila de Rei, tem uma extensão de 5 km e um nível de dificuldade baixo/médio.
A atividade prevê ainda a aprendizagem da técnica da bateada, usada já na época dos romanos para a pesquisa do ouro, apoiada pelo geólogo residente da ZêzereTrek.
Durante a atividade será servido um almoço volante com produtos regionais ao ar livre.
PROGRAMA
- 10h00 – Concentração na localidade de Lousa
- 12h30 – Almoço
- 13h30 – Início da atividade de bateada
A atividade tem um custo de 20 euros por pessoa, incluindo acompanhamento com guia, almoço e seguro, bem como algumas surpresas reservadas para o evento.
Pode efetuar a inscrição ou obter informações adicionais através dos contactos indicados mais abaixo nesta página.
Para pernoitar e conhecer ainda melhor a região, reserve a sua estadia nas Casas de Água Formosa, situadas na Aldeia do Xisto de Água Formosa.
Consulte outras opções em bookinxisto.com.