Este workshop fornece uma abordagem detalhada sobre o RAKÚ e a sua rápida cozedura em ciclos (cerca de 40 minutos), bem como as técnicas de arrefecimento da peça.
Os formandos vão receber alojamento em pensão completa, materiais necessários à formação e poderão participar em atividades recreativas que incluem pão assado no forno a lenha e uma caminhada guiada à Aldeia do Xisto do Candal.
O Rakú é uma técnica de cozedura cerâmica originária do Japão no século XVII. Durante 400 anos esteve exclusivamente associado ao fabrico das taças de chá para integrarem a Cerimónia do Chá, característica da cultura nipónica.
Consiste, genericamente, em retirar as peças cerâmicas incandescentes do forno (entre 800º-1200º) e depositá-las numa cama de serradura, tapada, onde ardem e recebem o dióxido de carbono que lhe dá a tonalidade negra nos locais onde a peça não está vidrada.
Objectivos do Curso:
- Vidragem e decoração com vidrados e corantes cerâmicos Desenvolvimento de técnicas diferenciadas (mergulho, aspersão, máscaras de cera, pincéis e esgrafitagem)
- Controlo da cozedura do forno rakú, controlo das temperaturas e do processo de retirar as peças do forno com pinças metálicas
- Técnicas de segurança
- Técnicas e processos envolvidos na aprendizagem
- Decoração de peças
Duração do Master Workshop: 5 dias
Formador: Martim Santa Rita
Número de participantes: 8
Preço: 560€ (inclui formação, pensão completa, alojamento e atividades complementares)
Público-alvo: Todos os artistas e criativos interessados, com ou sem experiência
Requisitos: Interesse, paciência e persistência
Horas de formação: 18
Línguas de trabalho: Inglês, espanhol, francês e português