O objetivo da iniciativa passa assim por elucidar os agricultores sobre a estratégia a seguir, técnicas vitivinícolas mais adequadas, legislação aplicável, apoios existentes e perspetivas para o futuro, entre outros assuntos relevantes para este nicho de mercado local.
Com estas Jornadas, pretende-se também potenciar uma produção uniforme e apostada na qualidade, garantindo um adequado posicionamento do Vinho Callum. Por outro lado, o encontro tem como objetivo o fomento do número de vitivinicultores dedicados a este vinho histórico em Oleiros, aumentando o volume de produção no concelho.
Confirmada está já a presença de alguns dos maiores especialistas na matéria, oriundos de vários pontos do país, os quais potenciarão um debate de ideias que se perspetiva bastante interessante.
Para além de um momento destinado à degustação de algumas amostras locais, haverá ainda espaço para conhecer outros casos similares existentes pelo país e a estratégia de desenvolvimento seguida em cada um deles. Por todos os motivos, este será certamente um acontecimento a não perder e o pontapé de saída para uma eficaz valorização do Vinho Callum de Oleiros.
Este evento está integrado na sexta edição do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho.
PROGRAMA
14H00 – Receção dos participantes
14H30 – Sessão de abertura das Jornadas – Dr. Fernando Marques Jorge, Presidente da câmara Municipal de Oleiros
14H40 – “A Casta Callum” – professor António Ramos, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco
15H00 – “ A produção de vinho Callum no concelho de Oleiros – Eng. Rui Silva, DRAP Centro
15H20 – O vinho Histórico na interpretação da Associação dos Vinhos Históricos de Portugal – Eng. José Vicente-Paulo, Presidente da Associação dos Vinhos Históricos de Portugal e Adega Regional de Colares
15H40 – Debate
15h50 – Momento de degustação de Vinho Callum
16H20 – Filme promocional “Vinho Alvarinho”
16h50 – “ O Vinho Callum como produto de diferenciação e marketing territorial no contexto dos GEOprodutos” Dr. Carlos Neto de Carvalho, Geopark Naturtejo da Meseta Meriodional, sob os auspícios da UNESCO
17H10 - “Estratégia de Branding para o Callum – pela Agência PlayMe – Dr. Paulo Viega, Agência PlayMe
17H30 – Debate Final
18H00 - Encerramento das Jornadas