Estamos no reino da cereja. Nos primeiros dois quilómetros da subida, até chegarmos à povoação de Alcongosta, vamos ter como companhia extensos pomares de cerejeiras! No mês de Abril a paisagem é única com o branco das cerejeiras floridas a lembrar a neve do Inverno.Nos meses de Maio e Junho vai ser difícil resistir à tentação, com as árvores carregadas de vermelhos frutos.
Programa
9h00 – Abertura do secretariado na Praça Amália Rodrigues - Pavilhão Multiusos - Fundão
10h30 – Partida na Praça do Município
10h45 – Chegada ao Alcambar
11h30 – Chegada à casa do guarda e reforço alimentar
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias. Pode efetuá-las aqui.
Descrição do Percurso
Nos primeiros quilómetros de subida as inclinações são moderadas, não excedendo os 6% na primeira parte, acentuando-se na aproximação a Alcongosta. Chegados à localidade de Alcongosta, freguesia conhecida como Capital da Cereja e que tem no seu brasão duas cestas de vime com cerejas e um castanheiro, seguimos em frente pelo temível pavê, piso sobre o qual vamos atravessar toda a povoação durante 1272 metros, com uma inclinação média superior a 7%.
As casas são na maioria pintadas de branco, com muito muros de pedra a fazer de fronteira entre as ruas da aldeia e quintais de um verde luxuriante, onde as oliveiras fazem companhia às cerejeiras. A última casa da povoação marca também o fim do pavê e a início da Estrada Florestal de Alcongosta, que foi inaugurada em 2005 e está ainda como nova e com um excelente asfalto, ajudando a vencer a inclinação média que oscila entre os 6% e 7%. As cerejeiras aqui vão sendo substituídas por frondosos castanheiros e carvalhos, que são uma valiosa ajuda nos dias mais quentes.
Ao atingir o ultimo quilómetro da subida, a vegetação torna-se mais rasteira, permitindo-nos apreciar toda a Cova da Beira, com as cidades do Fundão e da Covilhã lá no fundo e a imponente Serra da Estrela lá no alto. A estrada alcatroada e a subida terminam junto à entrada do Natura Glamping da Gardunha, onde é possível associar o contacto com a Natureza do campismo, mas com todo o glamour de um Domos Geodésico. Nesta unidade hoteleira é também possível recuperar as forças no seu Bar/Restaurante.
Subidas Épicas
Com o projecto Bike Roads Aldeias do Xisto chega a Portugal um conceito que está em pleno desenvolvimento em vários destinos de montanha em todo o mundo e em especial na Europa. O conceito passa por caracterizar o percurso das subidas mais emblemáticas e desafiantes de Portugal, com uma sinalética específica que indica aos utilizadores a distância ao final da subida, a altitude e a inclinação do próximo quilómetro. Este conceito é especialmente apelativo para os praticantes de ciclismo que procuram este tipo de desafios.