De 7 a 12 de agosto, todos os caminhos vão dar a Oleiros e a próxima edição da Feira do Pinhal traz algumas novidades. A começar, o local: um novo recinto, devidamente infraestruturado e com áreas distintas. Outra inovação será o Pavilhão Institucional, no qual ficarão alojadas as Juntas de Freguesia, associações locais e outras instituições. Também a sessão inaugural este ano será no próprio recinto, convidando todos os presentes a tomarem parte na ocasião.
O cartaz é apelativo e uma programação especialmente pensada para os mais novos. Insufláveis, pinturas faciais, modelagem de balões ou a famosa mascote Pinhas fazem as delícias da pequenada. Além da existência de um carrossel, este ano, durante o fim-de-semana, dias 10 e 11 de agosto, a partir das 19h00h, uma pista de tratores espera por mini empresários florestais.
Outra novidade é o espetáculo "Isto é a Selva", do livro "Era uma vez..", da Academia de Música de Coimbra cujos temas originais foram trabalhados ao longo do ano letivo 2018/19 no âmbito do projeto educativo "Vamos voar?", resultante de uma parceria com o Município de Oleiros. O guião do espetáculo aborda questões como a problemática ambiental ou a importância da floresta. O espetáculo acontece no dia 8, às 19h00, no Palco Raízes.
Palco Raízes na Feira do Pinhal
O Palco Raízes espera a visita de um espectro alargado de público, desde miúdos a graúdos. Espetáculos musicais infantis, concertos, atuações, mostras culturais e apresentações de livros são só alguns dos motivos para visitar aquele que pretende ser um local de reencontro com as raízes.
Programação do Palco Raízes
7 de agosto
- 21h30: Atuação do Acordeonista Abílio Alves
8 de agosto
- 19h00: Espetáculo infantil "Era uma vez...", pela Academia de Música de Coimbra
- 21h30:Espetáculo “Acordeando”, seguido da Academia Com Vida Universidade Sénior de Oleiros
9 de agosto
- 18h30: Apresentação pública dos livros "Receitas da Avós" e "Receitas dos Avôs e daqueles que não o são", da RVJ Editores
- 21h00: Atuação do Grupo de Danças e Cantares do GAIO, seguido do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros
10 de agosto
- 21h30: Atuação da banda da Sociedade Filarmónica Oleirense
No recinto do Festival há ainda fornos para cozinhar o tão famoso cabrito estonado, a ser servido ao jantar num dos restaurantes presentes.
Feira do Pinhal assume-se como evento ecológico
Depois de no ano passado se ter estreado como Eco Evento, assumindo os compromissos da gestão adequada de resíduos e da redução do impacto ambiental, a Feira do Pinhal prepara-se agora para abraçar um novo desafio com a implementação do Eco Copo. A ação pretende sensibilizar a população para novos hábitos de consumo, indo de encontro à nova lei comunitária que proibirá a venda de produtos de plástico de utilização única ("descartáveis") em toda a União Europeia a partir de 2021. Assim, pelo recinto da Feira haverá vários pontos de venda de copos, assumida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros (AHBVO), instituição que receberá a totalidade da receita gerada. Do mesmo modo, haverá vários pontos de lavagem de copos, de forma a permitir a reutilização dos mesmos.
Consulte toda a programação no cartaz, disponível mais abaixo nos ficheiros relacionados.
Planeie toda a sua estadia através dos links relacionados. Consulte toda a oferta disponível nas Aldeias do Xisto em bookinxisto.com.