O restaurante Dom Sesnando é uma das montras da gastronomia local de Penela. É das mãos da “Dona Minda” que, com a sua sabedoria ancestral e mestria, saem agradáveis subtilezas do sabor: as deliciosas Sopas, o Queijo Rabaçal gratinado com mel, os deliciosos pratos de Bacalhau, passando pelo Cabrito assado, a Chanfana, terminando num delicioso Leite-creme. O Queijo do Rabaçal, o Vinho das Terras de Sicó, o Azeite de Sicó, o Mel da Serra da Lousã ou a Noz, são por si só uma identidade gastronómica do território.
Os autóctones eleitos para esta degustação Endògenos são:
Grão-de-bico preto, Noz, Queijo de Rabaçal, Mel, Broa de centeio, Morcela doce, Carne de Cabra, Peixe do rio entre outros produtos da região de Penela.
A harmonização vínica cabe a Terras de Sicó, Encosta da Criveira - Branco / Tinto, Burracho - Branco / Tinto e Prior Lucas - Branco / Tinto.
O menu escolhido vai estar disponível para o público em geral entre 19 de Junho e até 31 de Julho, com a harmonização vínica incluída.
Esta iniciativa entronca na filosofia do projecto Endògenos que interpreta experiências enogastronómicas com o objectivo de preservar, dignificar e valorizar os produtos autóctones Portugueses, provenientes da terra e mar, e suas origens.
O Endògenos cabe à dupla Nuno Nobre, empresário e consultor de marketing e turismo gastronómico na NNA Trading & Consulting, e António Alexandre, chefe executivo do Lisboa Marriott Hotel.