Os embaixadores da GRZ- Grande Rota do Zêzere voltam a encontrar-se 3 anos após terem percorrido a rota em estafeta multimodal (de canoa, a pé e de bicicleta), aquando da inauguração em 2015.
É no dia 1 de dezembro que atletas como o alpinista João Garcia ou o canoísta olímpico Emanuel Silva realizam uma versão invernal da GRZ, abrindo a época de águas bravas no Rio Zêzere.
O troço percorrido, que começa em Silvares, no concelho do Fundão, e termina em Cambas, no concelho de Oleiros, é nesta época o epicentro do rio para usufruir de águas mexidas, desafiando a experiência e a técnica dos canoístas.
O percurso passa pelas secções da rota que abrangem as paisagens únicas da terra mineira e termina nas características curvas do rio - os meandros.
Apesar de a canoagem ser a modalidade rainha nesta altura do ano, este troço da GRZ está também preparado para atletas de BTT ou Trail Running, que podem igualmente sentir de perto um dos rios mais selvagens do nosso país. Aliás, os embaixadores vão percorrê-la em conjunto e em simultâneo, naquelas três modalidades.
PROGRAMA
10h30 - Ponto de encontro e partida na Estação IntermodaI de Silvares em direção à Estação Intermodal da Barroca (9km)
12h00 - Chegada à Estação Intermodal da Barroca e partida rumo ao açude de Dornelas (5km)
12h50 - Chegada a Dornelas e partida em direção ao açude de Janeiro de Cima (11,2km)
14h00 - Chegada a Janeiro de Cima e partida para Janeiro de Baixo (3,5km)
14h45 - Chegada a Janeiro de Baixo e partida em direção a Cambas (8,4km)
15h30 - Chegada à Praia Fluvial de Cambas
EMBAIXADORES
- Emanuel Silva
- João Garcia
- José Artur Pinto
- Luís Coelho
- Miguel Caçador
- Miguel Tolda
- Paulo Coelho
- Paulo Mourão
- Pedro Pedrosa
- Ricardo Gonzalez
O ponto de encontro inicial é na Estação Intermodal (EI) de Silvares, às 10h30. Os embaixadores passam na Barroca, em Dornelas, Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo, terminando o percurso na Praia Fluvial de Cambas, onde a chegada está prevista para as 15h30.
Planeie a sua estadia em bookinxisto.com.
USUFRUIR O ZÊZERE
O vale do Rio Zêzere é uma das unidades territoriais que compõem o território das Aldeias do Xisto, assumindo-se como uma das áreas naturais de maior diversidade ambiental do país, fundamentalmente por ser um dos rios mais selvagens e com menos pressão humana. A criação da Grande Rota do Zêzere foi pensada para permitir aos utilizadores usufruir de um contacto mais próximo com este património natural.
O percurso da GRZ percorre uma variedade de cenários, onde é possível apreciar a riqueza da fauna e flora da região, bem como a paisagem humanizada que se foi estabelecendo ao longo das suas margens. Natureza e cultura humana mesclam-se em matizes surpreendentes ao longo do trajeto, revelando um dos segredos mais bem escondidos de Portugal.
O Rio Zêzere nasce na Serra da Estrela, a cerca de 1900m de altitude, junto ao Cântaro Magro, onde se define o início do maior vale glaciar da Europa (13 km). Seguindo para sudoeste, pela região da Beira Interior, Pinhal Interior e Médio Tejo, conflui com o rio Tejo a oeste de Constância, após um curso de cerca de 248 quilómetros. Depois do Mondego, é o segundo maior rio exclusivamente português.