Mais uma vez, a Lousitânea associa-se ao Dia Nacional do Moinhos Abertos, com um dia de voluntariado, com uma sessão prática para aqueles que gostam e preservam os velhos sistemas e mecanismos tradicionais.
O Núcleo dos Moinhos de Rodízio do Poço da Lontra, situado na aldeia da Pena, é um conjunto onde existem dois moinhos que ocupam as margens da RIBEIRA DA PENA, estando um deles em condições de trabalhar.
De facto, o aparecimento da eletricidade nestas aldeias trouxe muitos benefícios para os habitantes mas, acabou também, por alterar algumas dinâmicas tradicionais, e os moinhos sofreram com isso.
De modo a facilitar o trabalho árduo resultante da sua utilização, os proprietários deslocaram as mós para junto das suas casas utilizando, por sua vez, a eletricidade como energia para a força motriz criando, assim, os moinhos elétricos.
“Águas passadas não movem moinho, mas fundamentam a próxima leva.”
Rodrigo Azevedo de Souza
Estas alterações nos hábitos de vida deixaram os moinhos “órfãos”, à espera que o tempo os apagasse da memória do povo. Entretanto, na aldeia da Pena, os aldeões foram fazendo de tudo para que este património, rico em memórias e identidade, não fosse esquecido, enveredando esforços e agindo através de sucessivas ações de restauro, conservando a existência dos seus moinhos até aos dias de hoje.
Assim, no DIA DOS MOINHOS ABERTOS, a Lousitânea vai ter uma jornada de trabalho em prol destes mecanismos bem como na valorização e conservação do seu espaço envolvente, como sejam as levadas, caminhos e espaço exterior, fundamentais para o bom funcionamento dos mesmos. Será um dia para arregaçar as mangas e por mãos à obra!
Na pausa para o almoço, ao ar livre, num espaço inspirador envolto entre o som do correr das águas cristalinas da ribeira da Pena e os majestosos Penedos de Góis, o convívio entre os participantes será o prato forte.
PROGRAMA:
10H00 - Ponto de Encontro na Aldeia da Pena
10H15 - Início dos trabalhos
12H30 - Almoço convívio (a cargo de cada participante/venda de bebidas e café na Tasquinha da Pena)
14H00 - Continuidade dos trabalhos
17H00 - Encerramento da atividade