Originalmente do Japão e ligado à cerimónia de chá, o processo ancestral de vidragem e queima rápida teve uma evolução que levou o Raku por novos caminhos, marcados por uma paleta de cores única ou pelo contraste entre o vidrado com a própria pasta.
De 20 a 26 de novembro, Tim Andrews, um dos grandes nomes do Raku no Ocidente, está na Cerdeira para partilhar o seu profundo conhecimento deste processo entusiasmante.
A primeira parte do curso será focada na criação de peças, utilizando a roda de oleiro ou técnicas manuais. Após uma primeira cozedura de chacota, os participantes vão vidrar, decorar e preparar as suas peças para a cozedura Raku. Nesta altura, destaca-se o método único do Tim ao utilizar o "resist slip" (ou Naked Raku), uma técnica que cria efeitos imprevisíveis na superfície das peças, permitindo ao fumo penetrar nas rachaduras da peça e deixar marcas que tornam cada peça única.
Este curso de 7 dias oferece uma experiência prática imersiva para criar e experimentar as possibilidades desta técnica, independentemente da experiência de cada participante. O número de peças concluídas varia consoante o tempo de cozedura e o seu tamanho, mas espera-se que cada participante finalize cerca de 6 peças no forno de Raku.
Saiba mais informações e faça a sua reserva AQUI.