O ciclismo de estrada está de regresso às paisagens das Aldeias do Xisto no dia 25 de abril, data em que se realiza a 4.ª edição da Clássica Aldeias do Xisto, a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia e que marca o regresso dos eventos ao nosso território. Este ano, o percurso liga as Aldeias do Xisto da Benfeita, no concelho de Arganil, e do Fajão, concelho de Pampilhosa da Serra.
A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português. No total, os ciclistas percorrem 142km, com um acumulado de subida 2700m. O terreno sempre ondulado da região vai conduzir os corredores à serra do Açor, que promete ser um juiz implacável. Os corredores vão atravessar as localidades de Pisão, Côja, Secarias, Arganil, Casal de São José, Góis, Fonte do Soite, Semide, Miranda do Corvo, Lousã, Vilarinho, Boavista, Ladeiras, Teixeira e Relvas.
Os últimos 42 quilómetros reservam três prémios de montanha: a primeira subida pontuável para a classificação dos trepadores surge na Cerdeira, ao quilómetro 100, e é de terceira categoria; ao quilómetro 126,3 chega o prémio de montanha de primeira categoria em Cêpos. São 4300 metros de subida com inclinação média de 8,4%; a meta coincide com um prémio de montanha de segunda categoria, uma escalada de 2500 metros com inclinação média de 7,3%.
Espera-se um pelotão de 126 corredores, representando nove equipas continentais e outras tantas formações de clube. A partida está agendada para as 12h00, no Jardim Leonardo Gonçalves Mathias, em Benfeita. A chegada dos ciclistas ao Fajão, depois de uma subida final de 2,5km, está prevista para perto das 16h00.
A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin' Portugal, que afirma o território das Aldeias do Xisto como destino de excelência para a prática de ciclismo, profissional ou amador. O projeto resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Turismo Centro de Portugal e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.
Em 2017, a Clássica Aldeias do Xisto ligou a Barroca, no concelho do Fundão, à Cerdeira, concelho da Lousã. Em 2018, a partida deu-se em Álvaro, Oleiros, e a chegada foi em Aldeia das Dez, Oliveira do Hospital. Em 2019, teve início em Pedrógão Pequeno, Sertã, e terminou no Gondramaz, Miranda do Corvo. São percursos longos e exigentes, mas sempre rodeados pelas belíssimas paisagens que caracterizam as Aldeias do Xisto.
Enquanto aguarda pela edição deste ano, conheça as histórias que marcaram as edições de 2018 e 2019.