A Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e a Freguesia de Meruge recriam o Ciclo do Pão,no dia 21 de setembro.
Este encontro com a tradição e a etnografia inicia-se na Lage Grande em Meruge, pelas 20h00, com a caminhada noturna “A Rota dos Milheirais”.
Para as 21h30, está marcada a recriação da tradicional desfolhada, com a participação de todos os que se queiram associar. Cabe ao Rancho Folclórico Camponesas do Alva, de Avô, garantir a animação musical.
A “malha” do milho tem lugar na Lage Grande, o seu palco natural, por experimentados malhadores da Freguesia de Meruge, que, à luz de “gasómetros” e candeeiros de petromax e à voz do “mandador” enchem a noite de sons ancestrais.
No fim da malha, é da tradição o “dono” do milho oferecer de comer e de beber aos cansados malhadores. Acontece então uma “ceia” à base de sardinha em molho de escabeche, bolos de farinha triga, broa, bôlas e outras iguarias produzidas pela Empresa de Inserção da ADSCVale do Cobral.
O espaço inclui uma barraquinha onde é possível adquirir enchidos, licores, compotas, mel, salgados, bolos e outros produtos artesanais.
O Ciclo do Pão recria uma das principais tradições da freguesia, proporcionando aos participantes reviver o passado e manter viva uma tradição milenar, levando consigo sabores e tradições de Meruge.
As inscrições podem ser efetuadas através dos e-mails geral@meruge.com e geral@bttlazer.org ou dos números 238 601 430 e 961 961 654.
Aproveite para passar o fim de semana na região e conheça a riqueza patrimonial da Aldeia das Dez. Planeie toda a sua estadia através dos links relacionados. Consulte outras opções em bookinxisto.com.