Está agendado para o dia 3 de novembro, na Madeirã, o Ateliê do Medronho, integrado na iniciativa Dez Freguesias, Dez Experiências, contemplando um passeio pedestre interpretativo e a recriação histórica “Os Madeiranenses da diáspora”, a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte.
A atividade começa pelas 09h00, no Adro da Igreja Matriz de Madeirã, onde será recriada a tradicional "desjejua". Segue-se o passeio interativo com passagem por alguns imóveis antigos do aglomerado urbano, por uma casa de lavoura onde serão abordadas algumas tradições agrícolas, por um local com vista panorâmica para os Meandros do Zêzere (incluindo uma explicação pela geóloga Joana de Castro Henriques) e pela destilaria Silvapa, com visita a um espaço musealizado com peças de várias épocas.
A atividade termina no Santuário do Senhor Jesus do Vale Terreiro com a recriação histórica, seguida do almoço. A recriação pretende ser um tributo aos filhos da terra, desde os que permaneceram nas raízes (como um núcleo de lavradores, instalados na aba sul do Vale do Zêzere, cuja produção de castanheiro foi prioritária à sua subsistência e alguns barbeiros-sangradores) aos que procuraram fortuna noutras paragens (em Lisboa, ligados à atividade comercial e em Belém do Pará – Brasil, ligados à indústria e comércio).
Os interessados em participar podem inscrever-se até dia 26 de outubro, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou pelo telefone 272 680 230.
Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Oleiros e pela Junta de Freguesia de Madeirã, com o apoio da Associação Recreativa e Cultural de Melhoramentos da Aldeia da Cava, do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã e do Geopark Naturtejo.
Nas redondezas, encontra as Aldeias do Xisto de Álvaro, Pedrógão Pequeno e Mosteiro. Fique em Vilar dos Condes, em Vilar Cimeiro, ou no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, e conheça a região.
Consulte outras opções em bookinxisto.com.