Esta exposição divide-se em duas partes, uma componente temática/pedagógica, associada ao mel e às abelhas, contendo legendas explicativas. A outra componente diz respeito a um conjunto de telas referentes às memórias associadas à sua terra natal do autor - O Colmeal.
A Exposição estará patente de 02 a 30 de abril de 2015, na Casa da Cultura de Góis.
SOBRE O AUTOR
Pedro Manuel Gaspar Freire é natural do Colmeal, tendo passado a sua juventude nesta aldeia que recorda com saudade, algumas das atividades típicas da localidade, das quais destaca a apicultura.
O pintor continua a possuir uma verdadeira admiração pelas pessoas que se dedicam à apicultura mencionando, em especial, o seu irmão Fernando. Deslumbrava-o, a forma corajosa, que sem luvas e com a cara descoberta, enfrentava as abelhas.
Pedro Freire, nunca se dedicou à apicultura, pois saiu do Colmeal com onze anos de idade. Contudo, após a reforma e como forma de ocupação dos seus tempos livres, resolvou adotar a pintura como "hobby" e, assim, expressar na tela as imagens que guarda com carinho, desde pequeno, na sua memória. Neste sentido, começou a pintar com sessenta anos de idade, um autodidata fervoroso, que apresenta na casa da Cultura de Góis a sua primeira exposição.