O duo de António Eustáquio & Carlos Barretto faz aqui a sua estreia, após uma longa colaboração que uniu as raízes da tradição musical portuguesa à linguagem universal do jazz.
Tanto Eustáquio quanto Barretto são personalidades reconhecidas a nível nacional e europeu, e têm vindo a apresentar ao vivo alguns dos temas que poderão ouvir neste disco.
A crença no carácter especial da música do duo conseguiu construir, em seu torno, uma rede de apoio, fazendo com o Jazz ao Centro Clube (JACC) e a SeivaBruta se juntassem com o objetivo de encontrar as melhores condições para tornar esta obra acessível ao grande público.
As condições vieram a aparecer com a residência artística no contexto do XJAZZ – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto, que teve lugar na Aldeia do Xisto da Cerdeira (no concelho da Lousã). À Rede das Aldeias do Xisto juntou-se a Fundação GDA, tornando esta edição possível.
Este disco é exemplar da maneira como um grupo de indivíduos e instituições se podem unir em torno da promoção de trabalho artístico genuíno.
Estamos orgulhoso, também, por dar a oportunidade a um reconhecimento mais alargado do Guitolão, um instrumento singular saído das mãos do Mestre Gilberto Grácio e que tem as suas raízes numa sugestão de Carlos Paredes. O Guitolão toma vida nas mãos de António Eustáquio que, junto com o talento puro de Carlos Barretto, nos levam para territórios ainda por mapear.
FICHA TÉCNICA:
António Eustáquio| Guitolão
Carlos Barretto | Contrabaixo
Produção Executiva | JACC Records
Misturado e masterizado | João P. Miranda, no Attack-Release Studio (Portalegre)
Design Gráfico | Joana Monteiro
Gravação | João P. Miranda, na Aldeia da Cerdeira (Lousã), entre os dias 25 e 28 de Novembro de 2014, no âmbito de uma residência artística parte do XJAZZ - Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto.