Vária peças da trilogia Água Musa (2013), L4Craft (2014) e Agricultura Lusitana (2015), resultantes da filosofia de atuação Craft+Design+Identidade, vão estar patentes na área dos Caminhos da Inovação, na FIA- Feira Internacional de Artesanato, na FIL, em Lisboa. Recorde-se que, este ano, com o último projeto, Agricultura Lusitana, as Aldeias do Xisto representaram Portugal como país convidado na EUNIQUE- International Fair for Applied Arts and Design, entre 8 e 10 de maio, em Karlsruhe, na Alemanha.
Estes projetos representam o caminho que as Aldeias do Xisto têm vindo a trilhar para criar valor social e económico no território reinventando a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos o nosso território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser.
Água Musa- Craft+ Design+Identidade
“O projeto Água Musa teve a participação de 18 artesãos que representaram 14 ateliers, e deve também o seu bom resultado à escolha acertada do tema, dos artesãos que o integraram, e ao modus operandi ao longo do projeto. A metodologia e o processo de design neste projeto foram determinantes para os resultados obtidos. A água foi o tema inspirador para este novo relacionamento CRAFT+DESIGN+NATUREZA que ao permitir uma ligação entre as manualidades, o saber fazer e a cultura do projeto, proporcionou uma direção inovadora nos argumentos e narrativas dos artefactos contemporâneos que as Aldeias do Xisto querem implementar, e são o reflexo de uma preocupação com a recuperação das identidades e a renovação das comunidades ao serviço da causa do homem”, refere João Nunes, orientador criativo do projeto.
L4Craft- A ligação com os locais
O território das Aldeias do Xisto está dividido em quatro grandes núcleos: Serra da Lousã, Serra do Açor, Zêzere e Tejo-Ocreza. O projeto L4CRAFT desenvolveu-se a partir da essência destes lugares, e fundamentou-se num processo em que os criadores residentes convidaram outros artífices para, em conjunto, desenvolverem novos artefactos que representassem e transmitissem o espírito desse lugar.
Agricultura Lusitana- Cultiva a tua Cultura
A trilogia iniciada com os projetos AGUA MUSA e L4CRAFT, ancorados na ligação craft + design + natureza + território + identidade complementou-se com o projeto AGRICULTURA LUSITANA - uma reflexão a partir da realidade das Aldeias do Xisto e da cultura lusa, imergindo nos valores do território e do espírito português. O slogan do projeto, ‘CULTIVA A TUA CULTURA’, chama a atenção para a cultura rural presente nas Aldeias do Xisto, procurando respeitá-la, protegê-la e construi-la, dando a conhecer o nosso património cultural.
O projeto “Agricultura Lusitana” envolveu cerca de 150 pessoas, vindas de 9 escolas superiores de design nacionais, 22 ateliers de craft, e uma equipa de design, que foram convidados a imergir na realidade das aldeias, inspirando-se no contexto dos lugares, nas suas comunidades, paisagens e cultura, enquadrando-os conceptualmente na criação de objetos significantes da memória e da identidade.
Craft+Desig+Identidade – Uma força transformadora
Ao incorporar a disciplina do design nos modelos de gestão estratégica ao serviço dos desígnios do território e do posicionamento da marca, as Aldeias do Xisto assumem novas formas de pensar e de fazer dentro da organização.
Com os anteriores projetos, “Água Musa” e “L4 Craft”, o saber fazer artesanal de vários ateliers de craft aliou-se à disciplina do design para olhar e interpretar os lugares através de uma imersão no território orientada por um tema transversal e materializando-se em artefactos significantes. Esta ligação do craft e do design tem-se revelado positiva e manteve-se n projeto Agricultura Lusitana que, ao incorporar as universidades, alargou e aprofundou uma metodologia baseada no relacionamento direto do conhecimento com a realidade.