Portugal nunca foi tão procurado pelo público internacional, pela natureza, cultura, património e também pelas condições ideais para investir e desenvolver projetos. As Aldeais do Xisto concentram tudo isso na região Centro de Portugal. Um território genuíno, em pleno desenvolvimento social e económico, que aposta num turismo sustentável e que dispõe de um contexto de acolhimento e imersão artística, científica e empresarial adequado às exigências de diversos públicos e mercados. Um destino de eleição para viver, investir e criar. É isso que as Aldeias do Xisto vêm dar a conhecer, já em setembro, com a participação na Feira Internacional Maison et Objet e na mítica corrida La Parisienne.
Maison et Objet, 6-10 de Setembro 2019
Hall 5A - Setor: UNIQUE & ECLECTIC SIGNATURE - Stand: Q34
As Aldeias do Xisto têm promovido uma cultura colaborativa entre o território, o design e o saber-fazer artesanal, através de projetos que envolvem ateliês de craft, universidades e designers. Partindo duma imersão e inspiração no contexto dos lugares, criam-se objetos significantes da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português. Estes objetos ilustram uma nova forma de viver, estar e ser, mais ecológica e regida princípios éticos. Alguns destes objetos vão ser apresentados durante a grande Feira mundial Maison et Objet, que reconheceu o enorme valor da produção craft-design das Aldeias do Xisto. Nesse sentido, o stand da marca vai estar localizado numa zona muito privilegiada da Feira: o espaço Signature: Unique & Eclectic.
La Parisienne, 8 de Setembro 2019
A mítica corrida “La Parisienne” vai juntar mais de 25 mil mulheres numa ação de prevenção e angariação de fundos para a luta contra o cancro da mama. Os valores do desporto e do bem-estar físico e espiritual são estruturantes na oferta de turismo ativo das Aldeias do Xisto, pelo que a marca não podia deixar de se associar a este evento. As Aldeias do Xisto convidaram, através de um passatempo no Facebook da Cap Magellan, 50 participantes a correr com as cores da marca. Toda a equipa estará presente, num stand próprio, para acolher as participantes e promover o destino junto dos parisienses.
Laboratório Aldeias do Xisto – Imersão criativa
Existe nas Aldeias do Xisto um contexto de acolhimento e imersão, bem como uma capacidade técnica instalada, que permite experimentar ou desenvolver projetos empresariais e de investigação. Para uma experiência de descoberta, sozinho ou em família, é possível reservar workshops de tecelagem, madeira, cerâmica e desenho, através da plataforma de reservas Bookinxisto, ou ainda outros relacionados com atividades científicas e ambientais de interpretação da flora e fauna do território, ou ainda ligados a atividades tradicionais das aldeias, como queijo tradicional de cabra e pão em forno a lenha.
Para projetos empresariais e de investigação, as Aldeias do Xisto dispõem de uma rede de centros de competências e saber, recursos físicos e humanos, uma sólida rede de parceiros especializados, bem como enquadramento em linhas de apoio financeiro nacionais e europeias.
As Aldeias do Xisto são uma marca-destino que, ao longo dos últimos anos, e a partir da atividade turística, da experimentação e do conhecimento, têm conseguido afirmar um território único no contexto da Região Centro e do País. Um território de eleição para viver, investir e criar. Têm-no feito procurando sempre o que há de mais distintivo e genuíno na paisagem e nas comunidades, atraindo investimento e abrindo a porta a projetos que experimentem a partir da essência dos lugares. A relação com a natureza, com a terra, e com as pessoas tem sido a bússola que norteia uma atuação que procura revitalizar o território a partir da sua identidade.
Através de vários projetos empresarias, artísticos e experimentais, as Aldeias do Xisto têm esboçado formas de transformar pensamento em ação, ideias em atividade, recursos em propostas de valor. Em suma, tornar a cultura dos lugares num ativo de desenvolvimento económico e social.
Reinventar a cultura dos lugares com as pessoas que neles habitam é a linha de atuação das Aldeias do Xisto para criar valor social e económico no território. É sobre a nossa identidade que estamos a experimentar convocando a criatividade e o conhecimento. Afirmamos este território como um laboratório vivo, aberto a novos pensamentos e povoadores capazes de criar núcleos de transformação do tecido social que originem novas formas de fazer, estar e ser.
Craft Aldeias do Xisto
Os projetos Craft+Design nas Aldeias do Xisto envolvem ateliês de craft, universidades, equipas de design e especialistas em áreas sociais, que são convidados a imergirem na realidade das aldeias e a inspirarem-se no contexto dos lugares para, a partir daí, criarem objetos significantes da memória e da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português.
Os projetos Craft+Design+Aldeias do Xisto desafiam-se a agregar, em torno da natureza e da cultura, um conjunto de atores e de fronteiras de conhecimento em áreas tão distintas como a história, a etnografia, a gastronomia, o craft, o design, as artes e ofícios tradicionais, as manualidades e a fabricação digital, a ecologia e o audiovisual, para, a partir do contexto local, idealizar e produzir bens e serviços capazes de atrair novas procuras. Gerar um novo conjunto de produtos e serviços, protótipos e experiências que, para além de enriquecerem a nossa capacidade de fazer, nos permitem estabelecer novas ligações comerciais, estratégicas e afetivas com outros segmentos sociais, culturais e económicos, valorizadores do território das Aldeias do Xisto.
Parceiros Craft Aldeias do Xisto
- António Fernandes
- Capuchinhas
- Casa da Olaria
- Casa das Tecedeiras
- Casa Luzarte
- Cristina Fonseca
- Dedal no Dedo
- Feltrosofia
- Idálio Dias
- In Vidro
- Kerstin Thomas
- Machado Handmade
- Miguel Neto
- Officina Objetos Improváveis
- Patrícia Gorriz
- Paulo Tuna
- Projecto A2
- Robin Bovey
- Teresa Dantas
- Vanda Vilela
- Vasco Baltazar/Zita Rosa