As Aldeias do Xisto vão estar no Porto Christmas Village, o primeiro espaço de animação natalícia indoor da cidade do Porto, a ter lugar na Alfândega do Porto, de 24 de novembro a 30 de dezembro.
Se gosta de oferecer presentes de Natal únicos, genuínos e cheios de personalidade, o nosso stand é o destino ideal. É lá que vai encontrar peças de artesanato contemporâneo exclusivas, elaboradas por um grupo de artistas que representa algumas das linguagens artesanais mais inovadoras de Portugal. Da cerâmica à madeira, do têxtil ao vidro, da joalharia ao papel, utilitários ou decorativos, tradicionais ou reinventando os cânones, os elementos trabalhados pela mestria destes artistas de larga experiência já estiveram em evidência em projetos como Água Musa, L4Craft ou Agricultura Lusitana.
Além da exposição e venda de peças, os artistas vão partilhar a sua arte e saber com o público em diversos workshops:
- Brincar com a Arquitetura Vernacular: Construção de Casinhas do Xisto em Miniatura
Kerstin Thomas
24 de novembro
Na Aldeia do Xisto da Cerdeira não há duas casas iguais. Nesta oficina, os participantes vão elaborar uma casa de xisto em miniatura e descobrir os padrões e as regras destas construções. - À Volta da Roda de Oleiro
Alberto Azevedo, Projecto A2
1 de dezembro
Esta oficina é uma experiência sensorial que consiste na transformação mágica e plástica da matéria em diversas formas, usando para isso somente as mãos e o seu posicionamento. - Experimenta o Tear
Sónia Latado, Casa das Tecedeiras
8 de dezembro
A lã, o linho e o trapo são as matérias-primas que se trabalham nos teares da Casa das Tecedeiras e que dão forma a originais peças de artesanato. Aqui, os visitantes têm oportunidade de experimentar e perceber como funciona um tear manual. - Objetos Improváveis: Atelier de Brinquedos de Madeira
Nuno Alves
15 de dezembro
Tendo por base os conceitos que aplica na conceção dos objetos artesanais utilitários e decorativos que cria, Nuno Alves vai orientar os participantes na execução de animais em madeira, como ovelhas ou mochos. - Pintar um Azulejo Postal de Ano Novo
Cristina Vilarinho, Projecto A2
29 de dezembro
Elaborar um desenho simples e transferi-lo para o azulejo para ser pintado com tintas de água. É esta a missão dos participantes neste workshop. Os azulejos são depois cozidos e podem ser levantados no atelier do Projecto A2, em Guimarães, ou enviados pelo correio.
A participação é gratuita e limitada a 10 pessoas, a partir dos 6 anos, pelo que é aconselhável efetuar inscrição no stand das Aldeias do Xisto. As oficinas decorrem das 16h00 às 18h00, à exceção da atividade Experimenta o Tear, que decorre entre as 14h00 e as 16h00.
A programação inclui ainda uma degustação de produtos locais, no dia 22 de dezembro, em que os Sabores da Aldeia vão estar em destaque.
Damos-lhes ainda mais um motivo para nos visitar: uma promoção exclusiva para adquirir 2 noites para 2 pessoas em turismo rural nas Aldeias do Xisto por apenas 100€.
Os artesãos
Kerstin Thomas
Vive na aldeia serrana da Cerdeira onde, desde 1990, tem um atelier próprio. Os seus trabalhos na área da escultura em madeira são abordagens diversas que, no entanto, têm em comum a preferência por madeiras autóctones e o quase sempre presente sentido de humor.
Projecto A2: Cristina Vilarinho e Alberto Azevedo
O Projecto A2, é composto por artesãos-designers que expressam através da cerâmica, o seu modo de ver, sentir e relacionar-se com o mundo que os rodeia. A azulejaria contemporanea e clássica, a modelação e a olaria em diversos materiais como por exemplo a porcelana e o grès, murais cerâmicos, ou ainda a ilustração e a serigrafia são áreas presentes no seu trabalho. A versatilidade é uma das características mais prementes deste atelier.
Casa das Tecedeira: Sónia Latado
Na Casa das Tecedeiras, em Janeiro de Cima, a tradição do linho é reinventada diariamente com a aposta em em peças de design moderno, que vão desde o vestuário e acessórios de moda à roupa de casa e peças decorativas. Além de loja, este espaço funciona também como centro interpretativo, onde os visitantes ficam a conhecer o ciclo do linho e podem experimentar um tear antigo.
Nuno Alves
Produz objetos artesanais, utilitários e decorativos, aplicando os processos e metodologias do design aos saberes e técnicas tradicionais, tendo por base referências regionais e preocupações ambientais. É o mentor da Officina Objetos Improváveis.
António Fernandes
É na natureza que António Fernandes encontra a matéria-prima do seu trabalho – troncos e pedaços de madeira que o tempo se encarregou de moldar com as marcas da sua passagem. São escolhidos pelas suas formas naturais, que podem sugerir potenciais figuras ou objectos, e depois esculpidos até chegar à peça final.
O Porto Christmas Village assume-se como uma nova experiência de Natal para toda a família em que a Fábrica de Brinquedos, a imprescindível Pista de Gelo e jogos e experiências, como a batalha de bolas de neve em realidade virtual, prometem por toda a família a sorrir.
O Mercado de Natal, os workshops, a zona de restauração com os sabores tradicionais da época e o Wine Bar são outras das atrações desta iniciativa.
Não faltam, assim, motivos para se juntar a nós neste evento pioneiro que concilia a tradição e a modernidade no magnífico cenário do Centro Histórico do Porto.
Pode consultar toda a informação sobre este evento aqui. Pode ainda obter informações adicionais através do telefone 913 011 211 ou do email info@portochristmasvillage.com.