O evento AigraCultura, irá decorrer na Aldeia do Xisto de Aigra Nova, a 27 de
Agosto, será uma oportunidade única para todos quantos queiram viver um dia na aldeia, sentir o seu espírito, tradições e acolhimento, no qual proporcionaremos aos visitantes um dia diferente em plena Serra da Lousã, com a realização de um conjunto de atividades culturais e de lazer.
Programa:
- Abertura evento: 9:00h
- Inicio foto-safari: 9:30 (inscrição prévia necessária)
- Visitas Ecomuseu Tradições do Xisto: 9:45
- Atelier da broa: 10:45
- Oficina de gravação sonora de campo: 11:00 (4 pessoas max.) (inscrição prévia
- necessária)
- Passeios de burro: 11:30
- Atelier de iniciação ao bonsai: 11:45
- Tasquinha e Petiscos: a partir das 12:00
- Concerto para olhos vendados /Xisto Sonoro: 15:00
- Passeios de burro: 15:30
- Atelier de iniciação ao bonsai: 15:45
- Oficina de gravação sonora de campo: 16:45 (4 pessoas max.) (inscrição prévia
- necessária)
- Atelier da broa: 17:30
- Final foto-safari: 17:30
- Concerto Coelho Radioactivo: 19:00
- Entrega prémios foto-safari: 21:00
- Concerto Coelho Radioactivo & Favela Discos: 22:00
Atrações permanentes:
• welcome center Lousitânea • Tasquinha e petiscos • espaço terra materna • exposição de fotografia “o Meio e a Gente”, por Tiago Cerveira • exposição de bonsai
Descrição das atividades:
Atelier da Broa - Os participantes têm a oportunidade de participar no processo de fabrico artesanal de broa de milho, trigo e centeio, num formato “faça você mesmo, ponha a mão na massa”. Depois da confeção, em forno a lenha tradicional, os participantes terão oportunidade de provar o resultado do seu trabalho de equipa.
Passeio de Burro - Em cooperação com a AEPGA, a Lousitânea fundou o Núcleo
Asinino das Aldeias do Xisto, que conta com 2 magníficos burros da raça mirandesa. Nesta atividade as crianças poderão montar os burros nas suas albardas e conhecer de forma diferente alguns recantos de Aigra Nova, em plena Serra da Lousã., passando momentos agradáveis em contacto com estes animais numa pequena caminhada.
Oficina de Gravação Sonora de Campo - oficina de iniciação a gravações sonoras de campo na aldeia de Aigra Nova, fornecendo aos participantes algumas das bases teórico e práticas sobre este universo. Passeio sonoro pela aldeia e gravação das suas paisagens sonoras.
Concerto para olhos vendados /Xisto Sonoro - Concerto para Olhos
Vendados/Xisto Sonoro é realizado com base em algumas das paisagens e marcos sonoros das Aldeias do Xisto, recorrendo a gravações sonoras de campo realizadas entre 2009 e 2014. Percorreram-se as aldeias em busca das suas sonoridades características, dos seus marcos sonoros, dos sons que as definem e as distinguem de outras aldeias no contexto rural do Portugal contemporâneo e apresenta-se tudo isto em concerto, num evento público, com pessoas e para as pessoas que, juntamente com os sons destas aldeias, contribuem para as identidades únicas destas 27 aldeias portuguesas.
Exposição de fotografia “o Meio e a Gente”, por Tiago Cerveira - Tiago Cerveira documenta, através da fotografia e vídeo, o património imaterial e material da Beira Serra portuguesa. A dicotomia que dá o nome ao projeto deste fotógrafo, realizador e documentarista - O Meio e a Gente - está intrinsecamente ligada aos aspetos e características identitárias desta região do país.
Exposição e Atelier de Bonsai – No contexto de Maternidade de Árvores, propomonos a desenvolver esta exposição, onde apresentaremos um conjunto de árvores da flora nacional que tem vindo a ser trabalhada ao longo dos tempos com recurso a técnicas de bonsai. Para o efeito teremos a colaboração de Afonso Sousa, responsável pelo espaço Academia de Bonsai em Aveiro, que trás até nós o seu conhecimento e as suas dicas. No atelier de Bonsai serão abordados temas como o controlo de crescimento das árvores, preparação de solo, adaptação e enquadramento com a flora autóctone e técnicas de
cultivo.
Concerto Coelho Radioactivo - João Sarnadas, mais conhecido no meio artístico por Coelho Radioactivo, apresenta pela primeira vez um concerto a solo, na aldeia do Xisto de Aigra Nova. Para o artista as suas melodias «....são canções feitas de noite, para terem o peso dos dias. E gravadas de manhã, para terem a frescura da noite», a não perder no palco da Eira, com vista para a serra da Lousã.