O Bar da Floresta, no Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova recebe a palestra “Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental”, no dia 9 de novembro pelas 21h00.
Mas o que é afinal uma Lista Vermelha? Quais os critérios e as categorias que são utilizados para avaliar o risco de extinção das espécies? Nesta palestra, André Carapeto, da Sociedade Portuguesa de Botânica, dá resposta a estas questões e apresenta as ferramentas que foram criadas para permitir a recolha e gestão da informação, o processo de avaliação e o trabalho em equipa.
No evento, vão ser ainda apresentados alguns resultados preliminares sobre as plantas ameaçadas, as principais ameaças e pressões identificadas, as descobertas de novas espécies para Portugal, os reencontros com plantas que não eram observadas há décadas e plantas que ter-se-ão extinguido em território nacional.
Esta iniciativa integra-se no projeto científico de âmbito nacional coordenado pela Sociedade Portuguesa de Botânica e pela Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação - PHYTOS, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, que visa efetuar um diagnóstico do risco de extinção das plantas vasculares nativas de Portugal continental.
Tendo tido início no outono de 2016 e prolongando-se até à primavera de 2019, o projeto pretende produzir a primeira Lista Vermelha da Flora Vascular nacional, o documento estratégico que servirá de base às políticas de gestão e conservação da biodiversidade da flora do nosso país, aguardado há pelo menos duas décadas.
Pode acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto aqui.
Sobre esta palestra pode obter informações adicionais e efetuar a inscrição aqui.
Aproveite a viagem para visitar a Aldeia do Xisto de Figueira. Veja nos links ao lado os alojamentos e restaurantes mais próximos. Pode ainda consultar outras opções em bookinxisto.com.